Sertão Para Ser Do Ceará

Dia Nacional da Consciência Negra

É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Sertão doce e criativo: o mel de Itatira e o jumento apicultor

O mel é para além de alimento, é trabalho e sustento, sustentabilidade e vida nos sertões. Poucos desconhecem a potencialidade da apicultura no município de Itatira. E é sob uma natureza inóspita na florada da caatinga que se propaga mais 2,5 mil colmeias, que respondem por 74% da ocupação dos agricultores da região.

A vida encoberta na rotina

Ontem eu acordei cedo, fiz um café sem muitas cerimônias e bebi um gole ainda bem quente, daqueles que a gente toma 30 segundos após apagar o fogo. Fatiei um queijo velho que tinha na geladeira, fritei na minha frigideira vermelha sem cabo, pus no pão dormido. Era a primeira terça-feira do ano e eu não precisava acordar cedo. Eu não precisava, mas acordei, como de costume, despertada pelo badalar do relógio biológico.

Sarau SerTão Poesia: Um resgate da poética banabuense

Neste sábado, 24 de fevereiro, aconteceu em Banabuiú o “Sarau Sertão Poesia” que reuniu várias gerações de amantes locais da música e da poesia.