Sertão Para Ser Do Ceará

A Escola Profissional de Quixeramobim e seus projetos transformadores

A sociedade precisa de jovens com ideais, que possam usar do seu conhecimento para transformar vidas e que, além de transformar a vida deles, possam usar dessa arma tão poderosa que é o conhecimento para transformar o mundo.

O artista da vida e o “lixo extraordinário”

Na necessidade de criar seus próprios brinquedos surge um artista: Raimundo Nonato Ribeiro do Nascimento, o “Raimundinho”. Ele contou em entrevista ao SerTão Para Ser do Ceará o quanto sua infância foi difícil, que não tinha condições de possuir brinquedos caros, mas nem por isso deixou de brincar e ser feliz. Tratou de fazer os seus próprios brinquedos, utilizando-se do que para muitos não tinha finalidade, o lixo.

Fernando Ivo: a relação de fã e sua paixão por Luiz Gonzaga

No meio desses milhares de fãs, um quixeramobiense se destaca pela dedicação em preservar a história de Gonzagão e a cultura do forró: Fernando Ivo de Sousa Ribeiro, que apesar de nascer em uma época pós Luiz Gonzaga, acabou se rendendo aos encantos do envolvente ritmo do forró.

Uma tarde em Quixeramobim

Quixeramobim! Nome encantado! Sempre achei lindo, de uma sonoridade extasiante. Não sei se associava a Querubim, mas o fato é que gostava mesmo assim. Estando com meu amigo Expedito, cearense lá das bandas de Sobral, falei sobre esse meu sentimento por Quixeramobim quando visitava, consigo, Quixadá. Ele, muito generoso (um iluminado!), me disse: da próxima vez que vier ao Ceará te levarei lá.